sexta-feira, 16 de março de 2012

Plano Municipal de Segurança Pública pauta a segunda consulta popular no Conjunto Itatiaia

Objetivo é sistematizar um plano de ação com base nas opiniões e sugestões da comunidade
Reafirmando o compromisso com a Cultura da Paz, a prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), promove a segunda audiência de Consulta Popular do Plano Municipal de Segurança de Goiânia nesta sexta-feira, dia 16, às 18 horas, na Quadra de Esportes do Conjunto Itatiaia, na região Norte de Goiânia.

O objetivo da audiência é ouvir a comunidade em geral e, após o término da reunião, sistematizar as sugestões e opiniões para a elaboração de um plano de execução local. Segundo o secretário de Defesa Social,  Allen Vianna, esta consulta popular será estendida a todas as regiões da capital e todo o processo de articulação para a construção do Plano Municipal de Segurança de Goiânia tem como foco a participação e mobilização da população, de modo a levantar a percepção de lideranças, cidadãos goianienses e ouvir suas propostas “explica”.

A primeira etapa dessa consulta foi realizada em novembro de 2011, no Clube do Povo, região noroeste e contou com a participação efetiva da comunidade, representada através de lideranças comunitárias, lideres religiosos, conselheiros tutelares, presidentes e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s) associações de moradores, idosos, CMEIS, distritos sanitários, comerciantes, parlamentares, representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, representantes de várias secretarias municipais e integrantes de todas as forças da área de segurança pública como Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros.

Para atingir as sete regiões administrativas, foi elaborado um pré-calendário onde o  Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) será levado à população. O GGIM é um fórum deliberativo e executivo na área de segurança pública, que forma a estrutura gerencial local do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos municípios, garantindo a viabilidade operacional.
Ele foi criado através do decreto n° 513, de 26 de março de 2010, e a partir do decreto n° 1707, de 21 de julho de 2010 foram nomeadas autoridades federais, estaduais e municipais para compor o gabinete. O Secretário Executivo do GGIM é o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que determinou ao secretário Allen Viana a organização do grupo.

Autor: Wagner Beltrão
Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALE CONOSCO